Thursday, May 25, 2006

Uma prenda inesperada

O Natal aproximava-se. Como de costume eu não tinha ainda começado a compra das prendas. Finalmente decidi-me – tirei um dia de férias, fiz uma lista das prendas obrigatórias e das mais ou menos facultativas e meti-me ao caminho, disposta a resolver o assunto. Nessa tarde percorri as ruas mais comerciais de Almada de ponta a ponta, parando e espreitando em tudo quanto era montra que pudesse, pelo menos, dar-me ideias. Quando já estava meio exausta deste calcorrear, tendo comprado uma quantidade razoável de prendas que não sabia a quem dar porque não se coadunavam com ninguém da lista, parei um pouco num café, para reavaliar a situação. Era óbvio que o assunto não ficaria encerrado naquela tarde. Seria preciso ir a outras lojas e a outros locais. Ainda assim o cansaço foi atenuado pela breve pausa e tive ânimo para continuar, parando em lojas e lojinhas a que nunca, em anteriores ocasiões, eu tinha prestado atenção. Foi o caso quando, num impulso aparentemente falho de lógica, resolvi atravessar a Capitão Leitão (uma das ruas mais conhecidas de Almada) e espreitar numa tabacaria, evidentemente, pensei, sem nada que servisse os meus propósitos. Qual não foi, porém, o meu espanto quando vi, na montra, um livro a cuja leitura do título o meu corpo inteiro foi varrido por um forte arrepio: O Drama de João Barrois. Este era um título que eu nunca tinha visto publicado. Sabia que era um dos livros preferidos do meu pai, mas ao que parece tê-lo-ia emprestado e … nunca mais lho haviam devolvido. Mas falava dele com muito apreço. A minha curiosidade sobre o livro sempre tinha sido grande, mas nunca verdadeiramente o havia procurado. E agora ele ali estava, mesmo a pedir que eu o levasse para casa. Foi o que fiz. Considerei que, de , onde quer que estivesse o meu “velho”, ele me tinha também enviado uma prenda de Natal.

1 Comments:

Blogger Elsa Gonçalves said...

A saudade dói que se farta, às vezes pelas coisas aparentemente mais disparatadas.

May 31, 2006  

Post a Comment

<< Home