Saturday, May 20, 2006

Chama-se Catarina

Procuro e não encontro, nos muitos e desordenados envelopes que guardo em gavetas e armários, as fotos com o Pedro. Lembro uma em que ele, muito alto, embrulhado num cobertor, se debruça sobre a Olga, ela muito baixa… apresentam ao "público" um qualquer número que não recordo, mas, a avaliar pelas caras deles, a galhofa circundante é plena, contagiante. Era capaz de apostar (embora provavelmente perdesse a aposta) que a foto foi tirada na Estrela Vermelha, em mil nove e setenta e cinco. Aí ou noutra qualquer UCP. (Neste ponto perdoe-me quem não sabe de siglas, mas terá de arranjar explicador particular). Mas a foto teima em não aparecer, esconde-se de mim. No entanto, quem procura encontra sempre alguma coisa, quase sempre diferente do que desejava encontrar.

Aparecem-me as fotos de António Carmo, que tirei em Baleizão, num 19 de Maio igualmente distante. Penso, com grande imodéstia, que as fotos já são históricas. Nelas há cartazes, cravos, gente anónima que assim prestava homenagem a Catarina, no 20º aniversário do seu assassinato.
António Carmo morreu há poucos dias, após vida longa e sofrida. (Não me lembro de se ter queixado dela mais do que o comum dos mortais). Por razões que não vêm ao caso não pude ir ao funeral dele. Decido por isso enviar a Catarina as fotos do pai, dos cartazes com a imagem da mãe, mais daquele outro em que escreveram: Catarina, a tua luta é a nossa luta!
Uma homenagem curta, escassa, ainda assim a minha.

2 Comments:

Blogger Elsa Gonçalves said...

Também lá estive ... nesse 19 de Maio. Estava um calor de rachar e lembro-me de derreter ao sol. Tenho pena de não ter ficado nas tuas fotografias. Nunca mais voltei a Baleizão. Volto a arrepiar-me quando canto o Zeca.
Não rachamos Baleizão, mas partilho a viagem pela memória.
De que côr será hoje a campina???
maria

May 22, 2006  
Blogger Alice said...

A campina deve estar ocupada com a cultura do girassídio ou outra qualquer igualmente para o subsídio, perdoe-se-me o cinismo.
Mas papoilas, sempre aparecem!

May 23, 2006  

Post a Comment

<< Home