Tuesday, October 09, 2007

A maneira certa (ou tolerância zero!)

Quando era jovem e ingénua, eu desconhecia que há só uma maneira certa de fazer as coisas. Até para um acto tão prosaico como descascar uma cenoura existe uma lista de procedimentos e uma ordem dos mesmos que deve ser respeitada. Já agora sempre vos ensino, para este blog poder continuar a caber na lista dos blogs didácticos.
1º - pega-se na cenoura com uma mão e numa faca suficientemente afiada com a outra mão (aqui deixemos um grauzinho de liberdade para os que são canhotos e não vão pegar nestas duas coisas como pegam os destros, ou seja, cenoura na mão esquerda, faca na direita; o conceito “suficientemente afiada” também fica ao critério do operador, já que nem toda a gente pode pagar a um afiador decente, que leva os olhos da cara – e de liberdades estamos conversados!)
2º - com a faca cortam-se as extremidades da cenoura, desperdiçando o menos possível, que a cenoura é um legume moderadamente caro.
3º - com um descascador de cenouras (e aqui meus amigos a tolerância é zero, não pode ser uma faca, nem uma lima, nem uma lixa, nada, só mesmo um descascador adequado e que não tire “lascas” muito grossas, pela razão da cotação da cenoura, já atrás referida) descasca-se a cenoura em movimentos ritmados (isto para atingir uma produtividade aceitável), começando na parte mais grossa e acabando na extremidade mais fina. Convém não repetir trajectória nenhuma, também para evitar o desperdício.
Parece simples, não é? E no entanto quanto trabalho e experimentação não estarão aqui condensados nestas simples instruções? Experimentem, meus amigos e verão o tempo que poderão poupar seguindo estes preceitos, para já não falar na diminuição dos gastos em cenoura.

Moral da história:
Quando estiveres a descascar uma cenoura, se alguém se abeirar de ti e te quiser ensinar a descascá-la pelo método mais correcto, foge a sete pés e nunca, mas nunca olhes para trás! Porque, podes crer, o melhor mesmo que te poderá acontecer depois dessa lição é a sodomia – tudo o resto será muito pior!

8 Comments:

Blogger Martinika said...

sem palavras, desatei.me a rir, sei bem o que é isso. Aprendam, isto não é pra todos! Devias pôr o autor...ou não...

October 09, 2007  
Blogger andorinha said...

Aprender até morrer, sempre fui apologista desta máxima:)))
Beijocas.

October 09, 2007  
Blogger Alice said...

martinika, o autor da crónica sou eu - não ponho cá nada de outros sem aspas. Se te referes à lição em si, se o autor der com o blog pode ser que se acuse...

October 10, 2007  
Blogger cdgabinete said...

Instruções para descascar cenouras.... hum... parece-me grave!
Cenouras e batatas descascam-se da forma que dê menos trabalho... e se isso significa perder 1/4 em casca.... é a vida! :)))

October 11, 2007  
Blogger Martinika said...

pois...eu ás vezes precepito.me...e a moral da história? ninguém comenta?

October 12, 2007  
Blogger Fokas said...

Ainda sobre as cenouras...

Grande texto rapariga. A vantagem de ser miope como o Mario Henrique Leiria escrevia é que tanto dá para o Francisco como para o Joaquim. Casaram e fizeram muitos meninos.

November 07, 2007  
Blogger Kahlix said...

Palavra que nunca mais vou olhar para uma cenoura da mesma maneira...

November 14, 2007  
Blogger Kahlix said...

PS - Ainda bem que escrevi o "Feeling Blue" no Kahlix antes de ter lido a tua explicação. Quase me atrevo a dizer que uma cenoura faz a felicidade de muita gente...
;)

November 14, 2007  

Post a Comment

<< Home