Tuesday, September 18, 2007

Zarpar (de Lisboa)

Nunca soube porque partem os paquetes só ao final do dia...
Zarpam assim, direito ao mar, com o sol poente pela proa, transformando a despedida num ritual de fogo e luz, como se abandonar Lisboa a esta hora mágica fosse uma forma tímida de lhe prestar tributo.
Cruzo-me com eles muitas vezes, eu pela marginal, olhando-os de soslaio e a medo, não vá a sua beleza distrair-me da condução, eles a ignorarem-me sobranceiros, lá de longe, no meio do Tejo.
... fica tudo dito na luz da palavra zarpar, não se requerem mais demoradas explicações (embalar a trouxa e zarpar, dizia o Zeca...) .
Partir, ir à conquista, sair, nada é tão pleno como zarpar, soltar amarras e navegar. “Olha um paquete que zarpou” – e é um jorro de liberdade plena que se solta.
Também foi assim quando embarquei no velho Funchal, com destino aos Açores, numa data longínqua dos meus seis anos acabados de fazer. A sopa do jantar a balançar no prato, à saída da barra, o verdadeiro serviço de hotel a fazer o meu espanto nessa tarde em que avançávamos, passando a barra, mar repentinamente agitado, com o meu pai a dizer que era sempre assim, era normal...

5 Comments:

Blogger andorinha said...

Gostei muito do texto, moçoila!:)

Espero que tenhas tido boas férias.
A mim, só me apetece zarpar daqui....:))))
Bjs.

September 19, 2007  
Blogger Alice said...

Obrigado, andorinha, simpatia tua.
Tive férias, mas ainda não acabei a minha empreitada...
assim que acabar vingo-me!
o meu fascínio pelo mar será de ter metade dos genes vindos de um marinheiro? Ou talvez fossem os 4 anos de Açores, com mar a toda a volta!

September 20, 2007  
Blogger Elsa Gonçalves said...

às vezes ... embala-se mesmo a trouxa e zarpa-se. Só fiz isso uma vez ... mas zarpei mar afora acreditando nas boas correntes e na bolina capaz de me levar onde queria.
Os cruzeiros zarpam de lisboa à tardinha ... a despedir-se desta luz que é só nossa, para passarem debaixo da ponte vinte e cinco de abril em festa ...
Podíamos fazer juntas um cruzeiro um dia destes. É festa assegurada ... e zarpa-se a sério.
Inté, Alice.

September 21, 2007  
Anonymous Anonymous said...

:)

September 24, 2007  
Blogger Kruzes Kanhoto said...

Lisboa é um óptimo local para partir!

September 30, 2007  

Post a Comment

<< Home